Carmo Vasconcelos

 

 

"FENIX"

PREFÁCIOS

pág. 4 de 4  págs

PREFÁCIOS EM:

 

 

Prefácio para "Desde mis Silencios",

 de María Cristina Garay

 

Por Carmo Vasconcelos

 

Emocionada pela honra de traçar umas palavras sobre este  magnífico livro, de María Cristina Garay, começo por louvar a distinta Poetisa, agradecendo a confiança e a distinção que me foi oferecida, sabendo, porém, que as minhas humildes palavras jamais expressarão o valor poético da autora que move a sua pena com um lirismo tocante, pleno de sentimento, calor de alma e sentida emoção. No seu idioma cantante, os seus versos soam como canções habilmente entrelaçadas, que bordam a fios d'oiro o nosso universo poético, lúdico e amoroso, deixando-nos embevecidos de admiração e encantamento. É como se ela extraísse "desde os seus silêncios" as melodias harmoniosas das estrelas.   

Ao ler a sua obra poética, não consigo, porém, separar a Poeta da lúcida e inteligente Escritora que usa também, com grande qualidade e oportunismo, a prosa como veículo altamente cultural e como instrumento de denúncia dos ainda existentes e tantos "erros sociais" e discriminatórios, vitimizantes, especialmente, da Mulher, como ser humano incompreendido e ultrajado. A juntar a estas valorosas facetas de Poetisa e Escritora, María Cristina possui ainda o talento invulgar da inspirada artista (designer) que ilustra as suas letras e as de outros artífices da palavra, com a mestria de quem conhece o fascínio do maravilhoso jogo de correspondência texto/ imagem/cor. 

María Cristina é, pois, várias autoras, várias mulheres, numa só Mulher, pois abarca estas várias artes com o inebriante talento de quem foi agraciada pelos deuses da Poesia, da Prosa, da Arte, e da Beleza.  

Senhora de uma requintada estética e de uma criatividade sem limites, este seu Livro de Poesia é bem o retrato fiel da delicada e sensível alma artística que a acompanha nesta sua vivência terrena.  

Muito obrigada, María Cristina, pela preciosa oferta que representa este Livro para os amantes da Divina Arte Poética.

 Lisboa, Portugal, em 6 de Maio de 2013

Carmo Vasconcelos

 

 

 

 

Prefácio para "TECIDO DO CORAÇÃO",

 de

LUÍSA LESSA KALBERG

Por Carmo Vasconcelos

 

Detenho-me com encantamento nesta explosão de sentimentos que é “Tecido do Coração”, da Prof.ª, Dr.ª Luisa Kalberg.

Reconhecida e admirada por seus vastos e competentes caminhos literários, autora e de várias obras, principalmente ao nível da literatura de âmbito linguístico, pesquisadora e artífice incansável das labirínticas vertentes da Língua Portuguesa, professora universária, amplamente galardoada, doutorada em Letras Vernáculas, actuante destacada nos ramos da Lexicologia e Lexicografia, Dialectologia Social, Linguagem e Ensino, Linguagem e Identidade Cultural, Lexicologia e Lexicografia, Onomasiologia, Fonologia da Língua Portuguesa e Semântica e História da Língua Portuguesa, a autora aparece-nos neste livro completamente despida de títulos e galardões, para nos mostrar apenas a Poetisa/ Mulher, simples, sensível e despretensiosa; para nos oferecer generosamente os seus sentimentos mais íntimos que soube resguardar, qual relicário, neste “Tecido do Coração”. “Tecido” rubro, nobre e brilhante, “tecido” pelos dedos “dessa outra” hospedeira duma alma de Poeta, num labor rico de entrelaçadas vivências e emoções. Sem pretensões ilusionistas de “fogos fátuos”, e dispensando malabarísticas figuras de estilo, a autora espelha-se para nós liberta de dogmas, autêntica e corajosa na sua plena maturidade e perene positividade.
Honrada por (modestamente) fazer parte desta cristalina oferenda poética, deixo-vos este cântico de amor, redundância da divindade que habita toda a humanidade, e da qual a Poetisa Luísa Kalberg é uma vibrante e luminosa centelha.

Carmo Vasconcelos, em 11/08/2015

Escritora e Poetisa portuguesa, Membro Vitalício da International Writers and Artists Association - IWA , Toledo, Ohio, EUA; Membro do Universal Circle of Ambassadors of Peace (France & Suisse); Supervisora-Adjunta do Movimento União Cultural; Directora Cultural da Revista eisFluências e Antologias LOGOS da Fénix.
http://www.carmovasconcelos-fenix.org

 

 

Livro de Visitas