BIBLIOTECA"FENIX"

Deana Barroqueiro

Livros gentilmente oferecidos e autografados pelo autor

 

 

Deana Barroqueiro
Lisboa - Portugal

Deana Barroqueiro é autora de numerosos romances inspirados em conhecidos personagens da História. A sua pesquisa minuciosa leva-a a recriar com riqueza de pormenores os ambientes onde se passam as histórias, fazendo com que seus leitores viajem no tempo e no espaço e vejam o mesmo que o aventureiro viu, observem a estranheza dos lugares e costumes, sofram a mesma surpresa e o medo dos heróis, ouçam os mesmos sons, cheirem e saboreiem as mesmas iguarias...
Nasceu em New Haven Connecticut, nos Estados Unidos da América, em 23 de Julho de 1945, filha de pais portugueses, e veio viver para Portugal aos dois anos de idade, onde passou a residir em Lisboa, embora mantendo a dupla nacionalidade.
Licenciou-se em Filologia Românica, na Faculdade de Letras de Lisboa, obteve em Inglaterra, o Certificate of Proficiency da Cambridge University, de língua inglesa, e, mais tarde, fez um Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia, na Universidade Aberta de Lisboa. Foi professora de Português e Francês, tempo durante o qual, aplicou a maioria dos seus projectos de Teatro e de Escrita Criativa com os seus alunos. Publicou várias obras com o Grupo de Trabalho do M.E. para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto de Inovação Educacional.
O sucesso dessas publicações escolares foi um incentivo para recomeçar a escrever para um público mais lato, ainda que num diferente registo literário, o do romance histórico, tendo publicado, de 2000 a 2008, nove romances históricos e dois livros de crónicas da Antiguidade, o primeiro dos quais – Contos Eróticos do Velho Testamento – se encontra traduzido e editado em Espanha, em Itália e no
Brasil.
Deana Barroqueiro confessa-se uma apaixonada da Língua e Cultura portuguesas, em particular dos Séculos XVI a XVIII que estuda há mais de vinte anos, e sendo, por natureza ou vício, uma contadora de histórias, não resistiu ao desejo de partilhar, com quem a quiser escutar, essas surpreendentes descobertas das vidas aventurosas ou trágicas, por isso mesmo tão humanas e próximas, de personagens históricas que fazem parte do nosso imaginário colectivo.
No dia 21 de Novembro de 2003, nos Estados Unidos da América, durante o sarau para atribuição de prémios do Concurso Literário Proverbo, de cujo júri fez parte, a escritora recebeu um louvor pela Câmara de Newark, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa.
O seu romance D. Sebastião e o Vidente, que a Porto Editora escolheu para se lançar na área da ficção, foi agraciado com o Prémio Máxima de Literatura 2007 - Prémio Especial do Júri.
Veja toda a Obra da escritora, no seu Blog, em:
http://deanabarroqueiro.blogspot.pt/

veja a entrevista , feita à autora por Carmo Vasconcelos em :

http://www.carmovasconcelos-fenix.org/revista/eisFluencias/eisfluencias_dez_2009_1_2.pdf

 

Livro de Visitas